Torta de Camarão com Creme de Catupiry

Olá, leitores!

Para compensar a falta da coluna na semana passada, hoje tenho uma receita maravilhosa que é impossível não agradar: a torta de camarão com creminho de catupiry que fiz a partir do já mencionado livro Cozinhando para Amigos da chef Heloísa Bacellar.

Esta não é uma torta qualquer. É uma receita cara, mas eu juro que vale a pena cada centavo. Meu marido comeu de joelhos! Deve ter sido a receita do livro que ele mais gostou até hoje. Então, não vale a pena? Vamos lá, impressionar alguém querido e receber muitos elogios!

Ingredientes para a massa:

3 xícaras rasas de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal cheia

200 g (1 tablete) de manteiga gelada cortada em cubinhos

menos de 1/2 xícara de água gelada

farinha de trigo para polvilhar

1 gema para pincelar

Ingredientes para o recheio:

40 g de manteiga

1 cebola grande picadinha

1 dente de alho picadinho

800 g de camarão médio bem limpo, sem casca

1 folha de louro

1/2 xícara de polpa de tomate peneirada

250 g (1 bisnaga) de catupiry

1 colher (sopa) de maisena

1/4 de xícara de água (para diluir a maisena)

1/2 xícara de salsinha bem picadinha

azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino

Preparo da massa:

- Coloque a farinha, o sal e a manteiga numa tigela média, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa e vá acrescentando água gelada aos pouquinhos e na medida do necessário, trabalhando até formar uma massa macia que descole das mãos.

- Divida a massa em 2 partes (uma maior que será a base da torta, e a outra menor que será a “tampa”). Envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos (ou por até 2 dias).

Preparo do recheio:

- Aqueça a manteiga e um fio de azeite numa panela grande, junte a cebola, deixe começar a dourar e acrescente o alho.

- Quando perfumar, adicione o camarão, misture, espere mudar de cor e junto o louro, o sal, a pimenta e a polpa de tomate.

- Deixe ferver por uns 5 minutos, junte o catupiry, misture até derreter, acrescente a maisena já dissolvida na água e mexa até ferver e engrossar.

- Experimente e, se necessário, ajuste o sal e a pimenta e acerte a acidez com um pouquinho de açúcar. Acrescente a salsinha e deixe esfriar (para esfriar mais rápido, passe para uma tigela).

Para montar a torta:

- Separe um refratário médio ou uma forma de fundo removível.

- Polvilhe uma superfície com farinha e, com um rolo, abra a parte maior da massa até conseguir um tamanho que seja suficiente para forrar o fundo e as laterais da forma.

- Forre a forma com essa massa e espalhe o recheio na cavidade.

- Abra a outra parte da massa até ficar do tamanho da forma e cubra a torta, pressionando as bordas até fechar e sem se importar com trincas e remendos. Se sobrar massa, decore a superfície com tirinhas ou como preferir. Pincele com a gema e leve à geladeira por uns 15 minutos, enquanto o forno é aquecido a 180 graus (médio).

- Asse por uns 45 minutos, até que a superfície e as bordas estejam bem douradas.

- Retire do forno, aguarde 10 minutos e sirva com molhinho de pimenta.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

Camarão: Eu comprei camarão congelado porque é muito mais fácil de achar e tem de diversos preços. Para descongelar é muito fácil: encher uma tigela ou panela grande com água fervente e jogar o camarão dentro. Esperar 3 minutos e escorrer. Pronto, tá descongelado!

Pimenta-do-reino: Hoje em dia é muito fácil achar moedor de pimenta. Tem de diversos modelos, de diversos preços. O meu é simples, custou apenas 11 reais e funciona que é uma beleza! Se você ainda não tem, compre o seu, porque faz muita diferença a pimenta-do-reino moída na hora.

Abrindo a massa: Eu apanhei pra caramba na hora de abrir a massa, porque ela racha um pouco nos lados. Na hora de forrar a forma então, foi um pequeno desastre, porque ela quebra. Não se preocupe: vai remendando com as sobras da massa que no fim dá tudo certo. Aos poucos a gente vai pegando a prática!

Dica: Faça com que sobre um pedaço de torta pra comer fria no dia seguinte com café, que delícia!

Bom final de semana e bom apetite!

 

Torta de camarão com creme de catupiryTorta de Camarão com Creme de Catupiry

 



Fer Cerb

Nascida e criada no Jd. Novo Maracanã - Campo Grande, dona de casa despreocupada, mãe, mestranda em filosofia, poeta. Gosto de comer, beber, conversar, passear ao ar livre e rir. Literatura e filmes me tiram da linha. Adoro primavera e verão. Ipês me deixam mais feliz!


Deixe uma resposta

Entre em contato
Sua mensagem foi enviada com sucesso!